Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição deve ser original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em DIRETRIZES PARA AUTORES, na página Sobre a Revista.
Diretrizes para Autores
Política Editorial:
Os manuscritos submetidos devem ser destinados exclusivamente ao Cadernos de Internacionalização, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico, excetuando-se resumos ou relatórios preliminares publicados em anais de reuniões cientificas. A publicação dos Cadernos será realizada de modo contínuo. Neste sentido, os Editores Científicos receberão artigos ao longo do semestre letivo.
Os artigos aceitos para a publicação se tornam propriedade dos Cadernos da Revista.
Declaração sobre Ética e Integridade em Pesquisa:
Em se tratando de pesquisa envolvendo seres humanos e atendendo o disposto na Resolução CNS nº 466/2012, o(s) autor(es) deve(m) mencionar no manuscrito, a aprovação do projeto por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS), ou por órgão equivalente, quando tiver sido executada em outro país. Do mesmo modo, deve(m) mencionar no manuscrito os procedimentos adotados para obtenção da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes da pesquisa.
Conceitos, ideias ou opiniões contidas nos manuscritos, bem como a procedência e exatidão das citações neles contidas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
Categorias de Manuscritos:
- ARTIGOS CIENTÍFICOS ORIGINAIS: Esta categoria se destina a divulgar pesquisas originais que apresentem resultados relevantes e inéditos, que possam ser replicados e/ou generalizados. O artigo deve ser estruturado em: resumo, abstract, introdução, objetivo, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusões e referências.
Informações adicionais:
- Devem conter até 20 páginas incluindo-se, neste total, sumário, resumos, tabelas, figuras, notas e as referências.
- As tabelas e figuras, limitadas a no máximo 5, devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas. As figuras e/ou tabelas devem vir em formato pdf ou jpg para evitar a desconfiguração.
- Resumo e abstract devem ter até 250 palavras, sendo este último elaborado em língua inglesa.
- Nas referências bibliográficas, que devem ser limitadas a 30, devem-se incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de números excessivo de referências numa mesma citação.
- Serão aceitos na língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa.
- Limita-se a 03 (três) o número máximo de autores, por artigo.
- ARTIGOS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: (ao critério da comissão editorial avaliar a relevância da publicação), destinados à avaliação crítica e sistematizada da literatura, devem conter: resumo, abstract, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências.
Informações adicionais:
- Devem conter até 25 páginas incluindo-se, nesse total, sumário, resumos, tabelas, figuras, notas e referências.
- As tabelas e figuras, limitadas a no máximo 4, devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas. As figuras e/ou tabelas devem vir em formato pdf ou jpg para evitar a desconfiguração.
- Resumo e Abstract devem ter até 250 palavras, sendo este último elaborado em língua inglesa.
- Nas referências bibliográficas, que devem ser limitadas a 40, deve-se incluir apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de números excessivo de referências numa mesma citação.
- Serão aceitos na língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa.
- Limita-se a 03 (três) o número máximo de autores, por artigo.
- ENSAIO: Texto contendo contribuição interpretativa original de dados e conceitos de domínio público.
Informações adicionais:
- Deve conter de 15 a 20 páginas incluindo-se, neste total, resumos, tabelas, figuras, notas e referências.
- As tabelas e figuras, limitadas a no máximo 4, devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas. As figuras e/ou tabelas devem vir em formato pdf ou jpg para evitar a desconfiguração.
- Resumo e Abstract devem ter até 250 palavras, sendo este último elaborado em língua inglesa.
- Nas referências, que devem ser limitadas a 30, deve-se incluir apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de números excessivo de referências numa mesma citação.
- Serão aceitos na língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa.
- Limita-se a 03 (três) o número máximo de autores, por ensaio.
- RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE INTERCÂMBIOS: Texto contendo a descrição de experiências pessoais vivenciadas durante a participação de discente ou docente do ensino superior em intercâmbio acadêmico-cultural realizado fora do Brasil.
Informações adicionais:
- Devem conter de 05 a 10 páginas incluindo-se, neste total, resumos, figuras ou fotos originais, notas e referências (caso utilizadas).
- As tabelas e figuras, limitadas a no máximo 4, devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas. As figuras e/ou tabelas devem vir em formato pdf ou jpg para evitar a desconfiguração.
- Resumo e Abstract devem ter até 250 palavras, sendo este último elaborado em língua inglesa.
- Nas referências, que devem ser limitadas a 30, deve-se incluir apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de números excessivo de referências numa mesma citação.
- Serão aceitos na língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa.
- O relato é individual.
- RESENHA DE OBRA ESTRANGEIRA: Texto que demonstra uma análise em que o autor descreve e correlaciona informações sobre livro publicado fora do Brasil, em língua estrangeira.
Informações adicionais:
- Deve conter de 04 a 05 páginas incluindo-se, neste total, notas e referências (caso utilizadas).
- Nas referências, que devem ser limitadas a 10, deve-se incluir apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de números excessivo de referências numa mesma citação.
- Serão aceitos na língua portuguesa (Brasil).
- Limita-se a 02 (dois) o número máximo de autores, por resenha.
- RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS: Texto contendo relato de experiências acadêmico-profissionais inerentes aos estágios realizados pelo aluno no estrangeiro ou junto a organismo internacional ou por aluno estrangeiro que tenha estagiado no Brasil.
Informações adicionais:
- Devem conter de 04 a 10 páginas incluindo-se, neste total, notas, fotos, tabelas, figuras e referências (caso utilizadas).
- As tabelas e figuras, limitadas a no máximo 4, devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas. As figuras e/ou tabelas devem vir em formato pdf ou jpg para evitar a desconfiguração.
- Nas referências, que devem ser limitadas a 10, deve-se incluir apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de números excessivo de referências numa mesma citação.
- Serão aceitos na língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa.
- O relatório é individual.
- ENTREVISTAS SOBRE TEMAS INTERNACIONAIS: Texto contendo perguntas e respostas sobre temas internacionais ou internacionalização.
Informações adicionais:
- Devem conter de 02 a 04 páginas incluindo-se, neste total, notas, fotos, figuras e referências (caso utilizadas).
- As tabelas e figuras, limitadas a no máximo 4, devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas. As figuras e/ou tabelas devem vir em formato pdf ou jpg para evitar a desconfiguração.
- Nas referências, que devem ser limitadas a 10, deve-se incluir apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de números excessivo de referências numa mesma citação.
- Serão aceitas na língua portuguesa (Brasil).
- Limita-se a 02 (dois) o número máximo de entrevistados.
PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS:
Os manuscritos submetidos ao Cadernos de Internacionalização deverão ser encaminhados ao Editor Científico que por sua vez designará até dois avaliadores. Por fim, os avaliadores encaminharão os pareceres ao Editor, para que o mesmo realize a avaliação final sobre a aceitação e publicação do texto. Uma cópia dos pareceres será enviada aos(as) autores(as).
- Manuscritos recusados: Manuscritos não aceitos, não serão devolvidos. Manuscritos recusados, mas com a possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, iniciando outro processo de submissão e avaliação.
- Manuscritos aceitos: Manuscritos aceitos – ou aceitos mediante alteração – poderão retornar aos autores para eventuais correções e posterior aprovação para entrarem no processo de editoração e normalização de acordo com a decisão do Editor da Revista.
Preparação dos manuscritos:
Os manuscritos devem estar digitados em papel A4 (210x297mm), fonte Times New Roman, tamanho 12, com todas as margens em 2,5 cm, espaçamento de 1,5 em todo o texto (com exceção de resumo e referências que devem estar com espaçamento simples) e salvo em programa Word 97-2003 ou superior. Todas as páginas devem ser numeradas na borda superior direita a partir da primeira página. Quadros, tabelas, gráficos e ilustrações (preto e branco ou coloridas) deverão ser incluídos no documento principal, na sequência em que aparecem no texto e escritas em tamanho 10.
Não serão cobradas quaisquer taxas de submissão, avaliação ou publicação.
O manuscrito deve ser apresentado na seguinte ordem:
1) Página de título
2) Sumário (se utilizado)
3) Resumos
3) Texto principal, incluindo ilustrações (figuras/tabelas, quadros) e conclusão
4) Agradecimentos (se pertinente)
5) Declaração de financiamento, conflitos de interesse e quaisquer subsídios ou bolsas de apoio recebidas para a realização do trabalho (na hipótese de subsídio)
6) Referências
Página de Título
A página de rosto deve conter as seguintes informações:
- categoria do manuscrito (original, revisão ou ensaio, etc);
- título (centralizado, em negrito, com todas as letras maiúsculas, devendo ser conciso e completo, evitando palavras supérfluas);
- título resumido de no máximo 40 caracteres com espaço (para ser usado nas demais páginas);
- nome completo do(s) autor(es), suas afiliações institucionais, indicando cidade e país;
- informar o Comitê de Ética, a Instituição a qual está vinculado e o número do processo (caso seja pertinente);
- nome e endereço completo, incluindo e-mail do autor responsável pelo artigo.
- toda identificação de autoria deve ser incluída somente na página de rosto.
Resumos
Todos as categorias deverão ser apresentadas com resumos de no máximo 250 palavras, contendo os títulos em português (caso seja a língua escolhida, pois também pode ser escrito em inglês, espanhol ou francês), centralizados e em negrito. Os resumos, para artigos, devem ser estruturados, contendo: introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusões. Para os demais casos o resumo é descritivo. Citações bibliográficas não devem ser incluídas. As palavras-chave (3 a 5) devem ser indicadas logo abaixo do Resumo e do Abstract.
Introdução
O propósito da introdução é estimular o interesse do leitor para o trabalho em questão com uma perspectiva histórica e justificando os seus objetivos.
Materiais e Métodos (quando cabível)
Deve ser descrito em detalhe como o estudo foi conduzido, de forma que outros investigadores possam avaliar e reproduzir o trabalho. Deve constar a indicação da aprovação e número de protocolo de Comitê de Ética em Pesquisa (quando cabível).
Resultados
A seção de Resultados deve se limitar a descrever os resultados encontrados sem incluir interpretações e comparações. O texto deve complementar – e não repetir – o que está descrito em tabelas e figuras.
Discussão
A Discussão deve começar apreciando as limitações do estudo, seguida da comparação com a literatura e da interpretação dos autores, evitando a repetição dos dados apresentados em Resultados.
Conclusões
Nas Conclusões o(s) autor(es) deve(m) indicar os caminhos para novas pesquisas.
Tabelas
As tabelas devem ser apresentadas no mesmo formato que o artigo (Word). Atenção: não serão aceitas tabelas como arquivos de Excel.
As tabelas devem ser autoexplicativas e os dados não devem ser repetidos no texto ou em figuras e conter as análises estatísticas.
As tabelas devem ser construídas de forma simples e serem compreensíveis sem necessidade de referência ao texto.
Cada tabela deve ter um título conciso. Uma descrição das condições experimentais pode aparecer em conjunto como nota de rodapé.
Gráficos e Fotos/Figuras
Todos os gráficos ou Figuras devem ser numerados. Os autores são responsáveis pela formatação digital, fornecendo material adequadamente dimensionado.
Conflito de interesses
Uma declaração de conflito de interesse para todos os autores deve ser incluída no documento principal, seguindo o texto, na seção Agradecimentos. Mesmo que os autores não tenham conflito de interesse relevante a divulgar, devem relatar na seção Agradecimentos.
Agradecimentos (conforme item 4)
Os agradecimentos às pessoas que contribuíram de alguma forma, mas que não preenchem os requisitos para participar da autoria, devem ser colocados após as referências bibliográficas, contanto que haja permissão das mesmas. Apoio econômico, de material e outros, também podem constar neste tópico.
Referências
A indicação das referências deve obedecer ao disposto na NBR 6023 – Informação e Documentação – Referências – ABNT. Esse item deve conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética. A distinção de trabalhos diferentes de mesma autoria será feita levando-se em consideração a ordem cronológica, conforme o ano de publicação. Os trabalhos de igual autoria e publicados no mesmo ano serão diferenciados acrescentando uma letra ao final do ano (Ex. 2016a, 2016b).
Os autores são responsáveis pela exatidão das referências. O número de referências citadas deve ser limitado, como indicado acima, para cada categoria de apresentação.
Citações e destaques no texto
As citações realizadas ao longo do texto podem ou não adotar o sistema autor-data, segundo o qual se emprega o sobrenome do autor ou o nome da entidade, a data e a(s) página(s) da publicação da qual se retirou o trecho transcrito. Não sendo utilizado este sistema, além da Referência ao final do trabalho será necessário também fazer a inclusão da referência em nota de rodapé.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.