O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Política Editorial:

Os manuscritos submetidos devem ser destinados exclusivamente ao Caderno de Ciências da Saúde e da Vida do UDF, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico, excetuando-se resumos ou relatórios preliminares publicados em anais de reuniões cientificas. A publicação dos Cadernos será realizada de modo contínuo. Neste sentido, os Editores Científicos receberão artigos ao longo do semestre letivo.

Os artigos aceitos para a publicação se tornam propriedade dos Cadernos do UDF.

Declaração sobre Ética e Integridade em Pesquisa

Em se tratando de pesquisa envolvendo seres humanos, e atendendo o disposto na Resolução CNS nº 466/2012, o(s) autor(es) deve(m) mencionar no manuscrito, a aprovação do projeto por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS), ou por órgão equivalente, quando tiver sido executada em outro país. Do mesmo modo, deve(m) mencionar no manuscrito os procedimentos adotados para obtenção da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes da pesquisa.

Os Cadernos do UDF  adotam a exigência da Organização Mundial da Saúde e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas de registro prévio dos ensaios clínicos (estudos experimentais randomizados) em plataforma que atenda os critérios elaborados por estas duas organizações. O número do registro do ensaio clínico deverá constar em nota de rodapé, na Página de Identificação do manuscrito, aspecto a que se condiciona a publicação.

Nos trabalhos de pesquisa experimental envolvendo animais, deve ser respeitada a Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, que regulamenta o inciso VII do § 1º do Art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; e as normas estabelecidas no Guide for the Care and Use of Laboratory Animals (Institute of Laboratory Animal ResourcesNational Academy of SciencesWashington, D.C., Estados Unidos), de 1996, e nos Princípios Éticos na Experimentação Animal (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA, disponível em: <www.cobea.org.br>), de 1991. O(s) autor(es) devem mencionar, no texto do manuscrito, o número do protocolo de aprovação do projeto, emitido por Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), credenciada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), órgão integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Conceitos, ideias ou opiniões emitidos nos manuscritos, bem como a procedência e exatidão das citações neles contidas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Categorias de Manuscritos:

  • Artigos originais: Essa categoria destina-se a divulgar pesquisas originais que apresentem resultados relevantes e inéditos, que possam ser replicados e/ou generalizados. O artigo deve ser estruturado em: resumo, abstract, introdução, objetivo, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusões e referências bibliográficas.

Informações adicionais:

  • Devem ter até 20 páginas incluindo-se, nesse total, resumos, tabelas, figuras, notas e referências bibliográficas.
  • As tabelas e figuras, limitadas a no máximo 5, devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas. As figuras e/ou tabelas devem vir em formato pdf ou jpg para evitar a desconfiguração das mesmas.
  • Resumo e abstract devem ter até 250 palavras.
  • Nas referências bibliográficas, que devem ser limitadas a 30, incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de números excessivo de referências numa mesma citação.
  • Limita-se a seis o número máximo de autores.
  • Artigos de Revisão: (a critério da comissão editorial avaliar a relevância da publicação), destinados à avaliação crítica e sistematizada da literatura, devem conter: resumo, abstract, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências bibliográficas.

Informações adicionais:

  • Devem ter até 25 páginas incluindo-se, nesse total, resumos, tabelas, figuras, notas e referências bibliográficas.
  • As tabelas e figuras, limitadas a no máximo 4, devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas. As figuras e/ou tabelas devem vir em formato pdf ou jpg para evitar a desconfiguração das mesmas.
  • Resumo e abstract devem ter até 250 palavras.
  • Nas referências bibliográficas, que devem ser limitadas a 40, incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de números excessivo de referências numa mesma citação.
  • Limita-se a seis o número máximo de autores.
  • Ensaio: Texto contendo contribuição interpretativa original de dados e conceitos de domínio público. Os ensaios devem ser originais e ter de 15 a 20 laudas, incluindo-se resumo, figuras, tabelas, notas e referência.

Processo de avaliação dos manuscritos:

Os manuscritos submetidos ao Caderno de Ciências da Saúde e da Vida do UDF deverão ser encaminhados ao Editor Científico que por sua vez designará até dois avaliadores e consultores Ad hoc para proferir parecer quanto ao mérito cientifico da contribuição. Serão designados como consultores Ad hoc pesquisadores de reconhecida competência na temática abordada. O anonimato será garantido durante todo o processo de avaliação. Por fim, os avaliadores encaminharão os pareceres ao Editor, para que o mesmo realize a avaliação final sobre a aceitação e publicação do artigo. Uma cópia dos pareceres serão enviadas aos(as) autores(as).

  • Manuscritos recusados: Manuscritos não aceitos, não serão devolvidos. Manuscritos recusados, mas com a possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, iniciando outro processo de submissão e avaliação.
  • Manuscritos aceitos: Manuscritos aceitos – ou aceitos mediante alteração – poderão retornar aos autores para eventuais correções e posterior aprovação para entrarem no processo de editoração e normalização de acordo com a decisão do Editor dos Cadernos do UDF.

Preparação dos manuscritos:

Os manuscritos devem estar digitados em papel A4 (210x297mm), fonte Times New Roman, tamanho 12, com todas as margens em 2,5 cm, espaçamento de 1,5 em todo o texto (com exceção de resumo e referências que devem estar com espaçamento simples) e salvo em programa Word 97-2003 ou superior. Todas as páginas devem ser numeradas na borda superior direita a partir da primeira página. Quadros, tabelas, gráficos e ilustrações (preto e branco ou coloridas) deverão ser incluídos no documento principal, na sequência em que aparecem no texto e escritas em tamanho 10.

Não serão cobradas quaisquer taxas de submissão, avaliação ou publicação.

O manuscrito deve ser apresentado na seguinte ordem:

1) Página de título

2) Resumo

3) Texto principal, incluindo ilustrações (figuras/tabelas, quadros)

4) Agradecimentos

5) Declaração de financiamento, conflitos de interesse e quaisquer subsídios ou bolsas de apoio recebidas para a realização do trabalho

6) Referências

Página de Título

A página de rosto deve conter as seguintes informações:

  • categoria do artigo (original, revisão ou ensaio);
  • título em Português e Inglês (centralizado, em negrito, com todas as letras maiúsculas, devendo ser conciso e completo, evitando palavras supérfluas);
  • título resumido de no máximo 40 caracteres com espaço (para ser usado nas demais páginas);
  • nome completo dos autores, suas afiliações institucionais, indicando cidade e país;
  • informar o Comitê de Ética, a Instituição a qual está vinculado e o número do processo;
  • nome e endereço completo, incluindo e-mail do autor responsável pelo artigo.
  • toda identificação de autoria deve ser incluída somente na página de rosto.

Resumos

Todos as categorias deverão ser apresentadas com resumos de no máximo 250 palavras, contendo os títulos em português e inglês, centralizados e em negrito. Os resumos, em português e em inglês, para artigos originais devem ser estruturados, contendo: introdução, objetivo, métodos, resultados, e conclusões. Para os artigos de revisão e ensaio, o resumo é descritivo. Citações bibliográficas não devem ser incluídas. As palavras-chave (3 a 5) devem ser indicadas logo abaixo do resumo e do abstract. 

Introdução

O propósito da introdução é estimular o interesse do leitor para o trabalho em questão com uma perspectiva histórica e justificando os seus objetivos.

Materiais e Métodos

Devem ser descritos em detalhe como o estudo foi conduzido de forma que outros investigadores possam avaliar e reproduzir o trabalho. Deve constar a indicação da aprovação e número de protocolo de Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados

A seção de Resultados deve se limitar a descrever os resultados encontrados sem incluir interpretações e comparações. O texto deve complementar – e não repetir – o que está descrito em tabelas e figuras.

Discussão

A Discussão deve começar apreciando as limitações do estudo, seguida da comparação com a literatura e da interpretação dos autores, evitando a repetição dos dados apresentados em Resultados.

Conclusões

Nas Conclusões os autores devem indicar os caminhos para novas pesquisas.

Tabelas
 
As tabelas devem ser apresentadas no mesmo formato que o artigo (Word).  Atenção: não serão aceitas tabelas como arquivos de Excel.  As tabelas devem ser auto- explicativas e os dados não devem ser repetidos no texto ou em figuras e conter as analises estatísticas. As tabelas devem ser construídas de forma simples e serem compreensíveis sem necessidade de referência ao texto. Cada tabela deve ter um título conciso. Uma descrição das condições experimentais pode aparecer em conjunto como nota de rodapé. 

Gráficos e Figuras 

Todos os gráficos ou Figuras devem ser numerados. Os autores são responsáveis pela formatação digital, fornecendo material adequadamente dimensionado.  

Conflito de interesses 

Uma declaração de conflito de interesse para todos os autores deve ser incluída no documento principal, seguindo o texto, na seção Agradecimentos. Mesmo que os autores não tenham conflito de interesse relevante a divulgar, devem relatar na seção Agradecimentos. 

Agradecimentos 

Os agradecimentos às pessoas que contribuíram de alguma forma, mas que não preenchem os requisitos para participar da autoria, devem ser colocados após as referências bibliográficas, contanto que haja permissão das mesmas. Apoio econômico, de material e outros, também podem constar neste tópicos.

Referências 

Estilo Vancouver: As referências da literatura devem estar em ordem numérica  (entre parênteses), de acordo com a citação no texto, e listadas na mesma ordem numérica no final do manuscrito, em uma página separada.

Os autores são responsáveis pela exatidão das referências. O número de referências citadas deve ser limitado, como indicado acima, para cada categoria de apresentação. 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.