O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Artigos

Os artigos submetidos devem ser inéditos e exclusivos durante o processo de avaliação na Revista UDF O manuscrito deverá ser apresentado em versão final, com correção ortográfica e gramatical no idioma correspondente e sem marcas de revisão. A extensão do artigo deverá ser de no mínimo 50.000 e no máximo 70.000 caracteres com espaços, incluindo a bibliografia, tabelas e diagramas. Os artigos devem ser
submetidos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5. Não serão submetidos a parecer artigos fora das normas.

O resumo deverá ter até 1.000 caracteres com espaços, na mesma configuração do artigo. Os resumos devem especificar: problema, argumento central do artigo, contribuição substantiva ao campo da literatura em que se inscreve, materiais ou instâncias empíricas e escolhas metodológicas.

Idiomas

Podem ser submetidos artigos e resenhas nos idiomas português, inglês e espanhol, que, se aprovados, serão publicados na língua original. Os custos com revisão de artigos em inglês e espanhol deverão ser cobertos pelo(a) autor(a).

Estabelecimento do texto

O título do artigo deve ter, no máximo, 90 caracteres com espaços, e nome do(a) autor(a) deve vir acompanhado de sua filiação institucional, cidade, estado, país e email institucional. As menções a autores, no correr do texto, seguem a forma — (Autor, data) ou (Autor, data, página), como nos exemplos: (Jaguaribe, 1962) ou (Jaguaribe, 1962, p. 35). Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles são diferenciados por uma letra após a data: (Adorno, 1975a), (Adorno, 1975b) etc.

As citações textuais devem aparecer em itálico no corpo do texto, quando inferiores a duas linhas, e em itálico em novo parágrafo, quando maiores de duas linhas. Citações deverão ser traduzidas à língua empregada pelo artigo, indicando em nota de rodapé o tradutor quando da primeira citação traduzida.

Inserir como notas de rodapé apenas informações complementares e de natureza substantiva, sem ultrapassar 250 caracteres com espaços por nota. No caso de artigos com tabelas, quadros, gráficos e figuras, informar em cada um(a) a fonte utilizada, inclusive quando se trata de elaboração própria (por exemplo,
elaboração própria com base em IBGE 2005, ou elaboração própria com base em Santos 2002). Inclusive quando os dados são originários de projeto coordenado pelo autor, é preciso informar o nome do projeto como fonte.

As regras básicas para utilização de siglas são: para siglas com até 3 letras, utilizar todas maiúsculas (USP, PUC, OAB). Para todas as siglas pronunciáveis como palavras, a partir de 4 letras, utilizar somente a primeira letra em maiúscula (Fapesp, Unicamp, Uerj). Para siglas, a partir de 4 letras, não pronunciáveis como palavras,
utilizar todas as letras em maiúsculas (UFMG, UFRJ, ABNT). As regras para a composição de siglas também deve ser aplicadas à bibliografia.

Critérios bibliográficos

A bibliografia é situada no final do artigo ou da resenha (se for o caso), em ordem alfabética, seguindo os critérios bibliográficos que se seguem:
• Títulos de livros, periódicos, jornais, revistas, discos, filmes, quadros e esculturas devem vir sempre em itálico.
• Nomes de capítulos, de poemas, de músicas e títulos de artigos, entre aspas.
• Nomes de jornais devem ser grafados exatamente como no original: Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal do Comercio (Recife).
As referencias deverão seguir as seguintes regras conforme o tipo de material citados:
• LIVRO: sobrenome do autor (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome (em caixa alta e baixa) /PONTO/ data entre parênteses /VÍRGULA/ título da obra em itálico /PONTO/ nome do tradutor /PONTO/ nº da edição, se não for a primeira /VÍRGULA/ local da publicação /VÍRGULA/ nome da editora /PONTO.
Exemplo: SACHS, Ignacy. (1986), Ecodesenvolvimento, crescer sem destruir.
Tradução de Eneida Cidade Araújo. 2a edição, São Paulo, Vértice.
• ARTIGO: sobrenome do autor, seguido do nome e da data (como no item anterior) / "título do artigo entre aspas /PONTO/ nome do periódico em itálico /VÍRGULA/ volume do periódico /VÍRGULA/ número da edição /DOIS PONTOS/ numeração das páginas.
Exemplo: REIS, Elisa. (1982), "Elites agrárias, state-building e autoritarismo". Dados, 25, 3: 275-96.
• ARTIGO ELETRÔNICO: sobrenome do autor, seguido do nome e da data (como no item anterior) / "título do artigo entre aspas /PONTO/ nome do periódico em itálico /VÍRGULA/ volume do periódico /VÍRGULA/ número da edição /DOIS PONTOS/ numeração das páginas. Incluir DIA/MÊS/ANO DA CONSULTA e Disponível em (endereço do site/nome da revista)/PONTO/ISSN.
Exemplos: Reis, Elisa Pereira; Reis, Fábio Wanderley & Velho, Gilberto. (1997), “As ciências sociais nos últimos 20 anos: três perspectivas”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 12 (35). Disponível em
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69091997000300002, consultado em 30/6/2013.
WALKER, R. (2005), “The double outside of the modern international”. Disponível em http://www.uvic.ca/polisci/walker/publications.htm, consultado em 17/9/2007.
FAUSTO, Carlos. (2008), “Donos demais: maestria e domínio na Amazônia”. Mana – Estudos de Antropologia Social, 14 (2): 329-366. Disponível em www.scielo.br/pdf/mana/v14n2/a03v14n2.pdf, consultado em 4/7/2011.
• COLETÂNEA: sobrenome do autor, seguido do nome e da data (como nos itens anteriores) / ''título do capítulo entre aspas'' /VÍRGULA/ in (em itálico)/iniciais do nome, seguidas do sobrenome do(s) organizador(es) /VÍRGULA/título da coletânea, em itálico /VÍRGULA/ local da publicação /VÍRGULA/ nome
da editora /PONTO.
Exemplo: ABRANCHES, Sérgio Henrique. (1987), "Governo, empresa estatal e política siderúrgica: 1930-1975", in O.B. Lima & S.H. Abranches (org.), As origens da crise, São Paulo, Iuperj/Vértice.
• TESES E DISSERTAÇÕES ACADÊMICAS: sobrenome do autor, seguido do nome e da data (como nos itens anteriores) /VÍRGULA/ título da tese em itálico /PONTO/ grau acadêmico a que se refere /VÍRGULA/ instituição em que foi apresentada /VÍRGULA/cidade/PONTO.
Exemplo: SGUIZZARDI, Eunice Helena. (1986), O estruturalismo de Piaget: subsídios para a determinação de um lugar comum para a Ciência e a Arquitetura. Tese de mestrado. Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo.
• MATÉRIA DE JORNAL ASSINADA: sobrenome do autor, seguido do nome e da data (como no item anterior) / "título do artigo entre aspas /PONTO/ nome do periódico em itálico /VÍRGULA/data da publicação/PONTO/nome do caderno ou seção entre parênteses/PONTO.
Exemplo: Amorim, Celso. (2002), “Guerra contra o Iraque é evitável”. Folha de S. Paulo, 25 set. (caderno Cotidiano).
• MATÉRIA DE JORNAL NÃO ASSINADA: nome do artigo entre aspas, com a primeira palavra em maiúscula/PONTO/ano entre parênteses/VÍRGULA/nome do jornal em itálico/VÍRGULA/dia e mês/PONTO/nome do caderno ou seção entre parênteses/PONTO.
Exemplo: “A pesquisa em saúde nas ciências sociais e humanas: tendências contemporâneas”. (2005), Folha de S. Paulo, 22 ago. (caderno Cotidiano).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.