A Revista Cadernos de Extensão do UDF - Centro Universitário, é um periódico de publicação semestral, cujo objetivo é possibilitar a divulgação e o intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de ações de extensão desenvolvidas pelo Centro Universitário e por instituições públicas e privadas parceiras.

A Revista tem como foco artigos e relatos de experiência que sirvam como referência teórica ou empírica para a Extensão Universitária. Por Extensão Universitária, entende-se o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade (Forproex, 2007). Importante destacar que todo o tratamento conceitual quanto ao tema deve ser suportado pela Política de Extensão do UDF (2017).

Com vistas a alcançar um grande impacto, a revista espera que os artigos/relatos de experiência submetidos tenham ampla e qualificada revisão bibliográfica, apresentando as principais referências sobre trabalhos de extensão semelhantes e anteriores, bem como evidências empíricas que contribuam e agreguem conhecimento na área de Extensão Universitária.

Artigos com natureza exclusiva de pesquisa poderão ser aceitos, desde que contemplem clara vinculação com a extensão universitária. O plágio e o autoplágio são veementemente condenados na Revista de Extensão Universitária do UDF. Os autores devem certificar-se de que o conteúdo seja inédito e original. Ideias previamente publicadas devem ser devidamente citadas de acordo com as normas da ABNT.

Serão aceitos trabalhos em fluxo contínuo em português. Os trabalhos encaminhados serão avaliados pelo Comitê Editorial e pelos consultores ad hoc, quando o caso, que deverão recomendar o aceite ou a rejeição do trabalho e sugerir modificações.

Em uma primeira etapa, o manuscrito submetido é avaliado pelo Comitê Editorial, que analisa a aderência ao escopo, a contribuição para a discussão da extensão universitária, a pertinência, qualidade, abrangência e atualidade das referências bibliográficas, a qualidade da redação e aoriginalidade do artigo. Esta primeira análise pode ensejar rejeição, ou encaminhamento para a segunda etapa.

A segunda etapa é realizada por meio dos Revisores Internos – profissionais com experiência em Extensão Universitária e especialistas nas diferentes linhas de extensão prioritárias do Centro Universitário UDF. No processo de seleção, além dos critérios gerais para publicação, serão observados: evidências apresentadas, robustez empírica, prioridade do tema, consistência científica, originalidade, atualidade de informação e atendimento de normas éticas.

Coordenadores de projetos e programas de extensão do UDF, voluntários ou bolsistas, tem por compromisso enviar seu artigo/relato de experiência ao final do ciclo, que ocorre em dezembro, para que seja publica na primeira edição do ano subsequente. Ajustes específicos de datas serão informadas previamente pelo Escritório de Extensão e Responsabilidade Social do UDF.